terça-feira, 16 de setembro de 2014

Perfil que você tem de ter para atuar na areá de Medicina Veterinária

Ter apreço por animais é um dos pré-requisitos para se tornar médico veterinário. No entanto, esta não é a única condição. Pelo contrário: o amor e o apego extremos aos bichos podem, inclusive, serem elementos que dificultam a atuação na área. “É preciso ter maturidade e ver a relação com os animais de uma forma profissional. Às vezes, uma pessoa muito emotiva não irá conseguir fazer todo tipo de trabalho”, relata o coordenador do curso de Medicina Veterinária da UFMG, Marcelo Resende de Souza, apontando ainda outros elementos essenciais para ingressar nessa carreira: “É preciso ter interesse em produção animal, em saúde pública”, completa.

Criado em 1932, o curso de Medicina Veterinária funciona em uma área de sete hectares, que compreende duas fazendas experimentais, 115 laboratórios e um Hospital Veterinário. Atualmente, admite 120 alunos - 60 por semestre - que têm aulas durante as manhãs e tardes. O tempo previsto para conclusão dos estudos é de cinco anos. Os três primeiros períodos são feitos, prioritariamente, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), com disciplinas de bioquímica, fisiologia e microbiologia, por exemplo. A maioria das matérias na Escola de Veterinária é oferecida a partir do 4º período, embora alterações curriculares recentes tendem a antecipar esse primeiro contato com a Unidade. “Queremos que o aluno se familiarize com os professores, com o ambiente e o trabalho do veterinário desde cedo”, esclarece o professor.
De uma forma geral, o percurso acadêmico no curso de Medicina Veterinária é único, isto é, os estudantes se formam como profissionais generalistas, podendo atuar em qualquer área da profissão. No entanto, na segunda metade do curso, é possível fazer disciplinas optativas de acordo com os interesses de cada aluno. Brevemente, com a implantação de mudanças curriculares, o estudante deverá fazer um estágio supervisionado obrigatório no final do curso. Um dos diferenciais do curso, entretanto, está nas chamadas aulas práticas integradas de campo, quando os estudantes podem passar alguns dias em uma cidade do interior, realizando atividades e conhecendo mais profundamente alguns dos possíveis campos de atuação do Veterinário. 
 Fonte : https://www2.ufmg.br/mostradasprofissoes/Mostra/Cursos/Ciencias-Agrarias/Medicina-Veterinaria  

Nenhum comentário:

Postar um comentário